Um jornada de dedicação e trabalho até a conquista do selo de IG

A árvore Fuji original, viva e frutífera na Estação Experimental da Epagri em São Joaquim.

 

A Maçã Fuji, nas grandes altitudes de Santa Catarina, é o cultivar predominante, e na Região de São Joaquim, com florestas de araucárias, montanhas, cânions, vales e campos de altitude a mais de 1.100 metros em relação ao nível do mar, proporciona mais de 700h/ano de frio com 7,2ºC e muitas vezes abaixo disto, oferecendo condições perfeitas para o cultivo da Maçã Fuji, por consequência, os frutos dessa região são mais doces, saborosos, suculentos, visualmente mais simétricos e têm maior tempo de vida em prateleira.

 

Essas características geográficas, como altitude e clima, são fundamentais para tornar a Maçã Fuji única no mundo, mas o fator humano, o saber fazer, é que permitiu a produção, o desenvolvimento e que todos pudessem usufruir dos frutos desse trabalho.

 

Durante cinco décadas, essa simbiose entre a dedicação dos pomicultores e os fatores naturais da região de São Joaquim, proporcionou fama nacional a diferenciada produção de Maçã Fuji, introduzida na década de 70 em Santa Catarina primeiramente na colônia japonesa de Frei Rogério e Fraiburgo, para então se adaptar plenamente na Região de São Joaquim, em altitudes acima de 1.100 metros.

 

Técnicos japoneses acompanharam as colônias de imigrantes instaladas na Serra Catarinense, incentivadas na época por políticas públicas de estímulo à produção de frutas de clima temperado, onde o cultivo da Maçã Fuji acabou ganhando destaque. Segundo um desses técnicos, o Dr. Kenshi Ushirozawa, a Maçã Fuji brasileira de Santa Catarina é mais saborosa que a original japonesa. O Dr Ushirozawa foi um dos maiores incentivadores do cultivo na região de São Joaquim, mesmo com todas dificuldades oferecidas pelo relevo, segundo ele: "pedras podem ser removidas ainda que com muito trabalho; o solo pode ser aplainado e melhorado mediante tecnologia já disponível; mas o clima nós não podemos deslocar".

 

E depois de vários anos de trabalho e dedicação o reconhecimento da qualidade da Maçã Fuji da Região de São Joaquim aconteceu, tanto que trouxe ao município o título de Capital Brasileira da Maçã, sendo hoje a atividade econômica de maior importância em toda região.