Maçã Fuji da Região de São Joaquim agora com Indicação Geográfica

 

Maçã Fuji produzida em São Joaquim recebe o selo de Indicação Geográfica.

 

A conquista do selo de Indicação Geográfica para a Maçã Fuji em agosto de 2021 confirma que o fruto cultivado na região de São Joaquim é diferenciado de todos outros produzidos no Brasil, com história e características únicas, agora oficialmente reconhecidas.

 

Segundo o INPI, a Indicação Geográfica é um fator decisivo para garantir a diferenciação de um produto, e essa certificação é concedida quando qualidade e tradição se encontram num mesmo espaço físico, reconhecendo o local como sendo especialista na produção de um artigo diferenciado e de excelência. Entre os principais benefícios da Indicação Geográfica, estão a possibilidade de conquistar novos mercados, agregar valor econômico e renda, valorizar o território e incrementar o turismo.

 

Sobre a conquista da Indicação Geográfica, Diego Nesi presidente da AMAP, afirma "É um avanço muito grande para a nossa região, irá agregar valor ao produto e ao turismo, então é uma conquista muito grande para todos nós. A qualidade da Maçã Fuji já era reconhecida no nosso município, e o selo veio para coroar e trazer esse reconhecimento nacional e internacional, como uma das melhores maçãs do mundo, certificando que não existe outro produto igual ao nosso. Os produtores se sentem orgulhosos de estarem produzindo aqui".

 

A Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim é definida como Denominação de Origem - ela certifica que as qualidades e características únicas do fruto se dão por conta do meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos. A Maçã Fuji que conquistou o selo de Indicação Geográfica é produzida em uma área demilitada de 4.928 km2 que engloba os municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel, compreendendo 6.719 hectares de área plantada a pelo menos 1.100 metros acima do nível do mar, totalizando 2.104 unidades produtoras sendo 90% delas de pequenas propriedades.