As parcerias que tornaram a IG da Maçã Fuji uma realidade

Para a conquista do selo de Indicação Geográfica, a AMAP contou com o apoio e parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Associação dos Municípios da Região Serrana - Amures, Secretaria Estadual de Agricultura da Pesca e do Desenvolvimento Rural e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/SC.

 

Conheça agora as empresas e cooperativas que estão auxiliando na implementação, comercialização e divulgação do selo de Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim:

 

Cooperativa Frutas de Ouro

Caixa de maçãs Fuji com selo de Indicação Geográfica da Cooperativa Frutas de Ouro.

 

A Cooperativa Frutas de Ouro iniciou seus trabalhos em abril de 1998, quando fruticultores se organizaram e formalizaram sua fundação.

Com a visão de agregar valor e levar ao consumidor uma nova marca de maçãs, localizada na região que contempla a identidade geográfica da Fuji onde suas frutas recebem esse selo de qualidade, a Frutas de Ouro através da união de produtores no cooperativismo possibilitou o alcance destes fruticultores ao mercado consumidor nacional e internacional.

 

Cooperserra

Maçãs Fuji com selo de Indicação Geográfica da Cooperserra prontas para comercialização.

 

Fundada em fevereiro de 1977 na cidade de São Joaquim, a Cooperativa Regional Agropecuária Serrana - COOPERSERRA dispõe atualmente de um quadro social de 111 cooperados no setor de fruticultura e consumo de insumos das lojas agropecuárias, e 130 colaboradores nas unidades de São Joaquim e Urupema.

Atuando nos municípios de São Joaquim e Urupema, a cooperativa conta com Packing House com capacidade de processamento de 21.000 toneladas de maçãs e capacidade de armazenamento de 17.200 toneladas. A produção anual da Cooperserra é de aproximadamente 18.000 toneladas de maçãs das variedades Fuji e Gala, além da comercialização de insumos. Os 412ha de pomares são conduzidos com técnicas modernas, por agrônomos altamente capacitados, cujo trabalho visa incrementar a qualidade de vida das famílias rurais através de uma produção de qualidade com sustentabilidade.

A Cooperserra faz parte do Conselho Regulador de implantação da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim que tem grande potencial para ser o próximo capitulo na historia do desenvolvimento da pomicultura no Brasil. A IG é uma ferramenta que viabiliza o aprimoramento da sustentabilidade, gestão de conhecimento, visibilidade e desenvolvimento regional, agrícola e rural.

 

Hiragami's Fruits

Caixa de maçãs Fuji com selo de Indicação Geográfica da Hiragami's Fruit.

 

A história da Hiragami's Fruit tem início em 1959 com a chegada da família de imigrantes japoneses Hiragami ao Brasil.

Seguindo sua vocação para agricultura, primeiramente trabalharam em plantações de algodão no Paraná para depois, em São Paulo, com o cultivo de pêssegos adquirirem suas primeiras terras.

Em 1974, atraídos pelo clima propício para produção de maçãs, vieram para cultivar as terras de São Joaquim, onde fundaram no mesmo ano a Hiragamis's Fruit, uma empresa focada na qualidade do que produz.

Hoje a empresa tem cerca de 300 funcionários que trabalham em seis unidades produtivas, realizando todo processo da cadeia produtiva, desde o manejo no pomar até a comercialização da maçã. A empresa possui 200 hectares onde são cultivadas principalmente as variedades Gala e Fuji, com produção própria de 8.500 toneladas, o Packing House da Hiragami's tem capacidade de armazenamento de 13.000 toneladas de frutos.

A Hiragami's é incansável na busca pela inovação e modernização dos seus pomares, atualmente utiliza porta-enxertos menos vigorosos, plantios mais adensados, cobertura antigranizo e irrigação por gotejamento.

 

Sanjo Cooperativa

Processamento da Maçã Fuji no Packing House da Cooperativa Sanjo.

 

Em 1993 a Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim foi fundada por iniciativa de 34 fruticultores, em sua maioria imigrantes e descendentes de japoneses oriundos da cooperativa paulista de Cotia, que aliaram tradição à modernidade.

Atualmente a Sanjo conta com uma produção anual de 45 mil toneladas de maçã das variedades Gala e Fuji, em uma área plantada de aproximadamente 1.300 hectares. A história de sucesso da cooperativa é resultado da união e do esforço de seus cooperados, aliada aos investimentos constantes em novas tecnologias e equipamentos, tendo como principal objetivo oferecer a seus clientes produtos de qualidade.

 

Schio

Maçãs Fuji da Schio com selo de Indicação Geográfica e prontas para serem distribuídas no mercado.

 

Grupo líder no setor da maçã, hoje a Schio está entre as cinco melhores empresas do Brasil no setor de frutas e sementes (fonte: Revista Globo Rural-Anuário 2012) e atua por meio de várias unidades de produção e atendimento. São mais 7 mil funcionários com uma capacidade de processamento de 300 mil toneladas de maçãs por ano.

Seu parque industrial, com 150 mil metros quadrados de área coberta, abriga uma moderna estrutura de classificação da fruta, a qual é armazenada em gigantescas câmaras de atmosfera controlada com capacidade para 160 mil toneladas de maçãs/ano, preservando suas características originais.